Sabemos da complexidade que existe em gerenciar um projeto, e que o ponto principal para que seja feita uma entrega de qualidade, detalhada e pontual é a organização e na ferramenta Project Canvas podemos encontrar todo esse pacote. 


Porque o Project Canvas tem como objetivo trazer a melhoria para sua gestão de projetos, a ferramenta utiliza dois métodos visuais o PMI e KANBAN, que permite a utilização em ambientes distribuídos ou centralizados, com foco em agilidade e flexibilidade.


O Project Model Canvas tem como metodologia a gestão que consiste em agrupamento e relacionamento das diversas áreas do projeto e tudo isso de uma forma visual, igual aos quadros de post-its que estamos acostumados na nossa rotina com o gerenciamento das atividades e divisões de um projeto.

 

o conceito do Project Model Canvas foi criado pelo professor e consultor brasileiro José Finocchio, que é totalmente voltado para o gerenciamento de projetos, a ideia da ferramenta é criar um planejamento de projetos mais simples de entender e colaborativo na hora de ser elaborado. cada bloco do Canvas representa uma área do projeto, e esses blocos são diretamente relacionados aos blocos vizinhos, assim como mostra a seguir:




Com essa relação acima fica bem mais fácil encontrar erros no projeto e identificar o que pode vir a impactar, e quando é ajustada uma área reflete em todas as demais. Vamos detalhar melhor como é o entendimento de cada coluna:

 

POR QUÊ: É composto por justificativa, objetivos e benefícios, a interpelação entre eles faz necessária que se responda o motivo do projeto e esclareça seu proposito, um exemplo de uma creche infantil voltada para colaboradores industriais, uma justificativa criação de uma creche para ajudar as mães que trabalham na indústria tenham onde deixar seus filhos para trabalhar, objetivo tranquilizar as mães enquanto trabalham que seus filhos estariam em um lugar adequado e de confiança, benefício que isso ajudará as mãe por que o custo será da empresa, e ajudará a empresa pois as trabalhadoras irão tem um melhor desempenho devido a tranquilidade de onde estão seus filhos, e qual a relação entre os itens? Que a justificativa deve apresentar uma solução com o objetivo, e claro que com toda realização de um projeto deve se ter um benefício, que também deve consistir no problema encontrado na justificativa, se não for possível essa relação entre os três itens, pode significar que não existe uma razão para que seja realizado esse projeto.

 

O QUÊ: Essa coluna diz respeito a tudo aquilo que será realizado no projeto, o item é composto pelos blocos de requisito e produto, que incorpora a resposta do que será feito durante o projeto e qual será a entrega final, é sempre importante que seja verificado se o objetivo condiz com o que será entregue no fim, e se atende ao que os stakeholders esperam. 

 

QUEM: Esse item irá conter todos aqueles que pertencem ao projeto que será realizado, sendo eles os stakeholders ou a equipe interna ou externa, que então defini quem está dentro do projeto e quem fornece algo para o projeto, com isso é preciso definir então quem são os responsáveis por cada demanda. 


COMO: A coluna como defini o grupo dos blocos que detalham o que será realizado no projeto, e em quais condições isso irá ocorrer, será quase o ‘’escopo’’, já que essa coluna é composta pelas restrições, as premissas e os grupos de entregas. 


QUANTO E QUANDO:  Esse bloco é composto pelos custo, riscos e linha do tempo, que o coloca como a coluna das programações, pois deixa claro quando será entregue o projeto, quanto ele vai custar, e o principal os risco que o projeto pode ter ou passar até a sua data fim, que acaba impactando na linha do tempo ao longo que ocorre. 


E QUAIS SÃO ENTÃO OS BENEFÍCIOS EM SE UTILIZAR O PROJECTCANVAS? 

 

  • Facilita na compreensão do projeto – devido sua clareza visual e organização de como é aplicada as informações do início ao fim.


  • Facilita a identificação de problemas – como explicita de forma visual a relação de dependência entre as diversas áreas do projeto. Isso permite identificar problemas e inconsistências muito mais rapidamente na hora do planejamento.


  • Facilita a comunicação – por ser uma ferramenta que aplica uma metodologia mais acessível e simples, ajuda a melhorar a comunicação entre todos os envolvidos no projeto, já que a ferramenta permite que o Canvas de um Projeto possa ficar exposto e visível para todos. 


  • Facilita a objetividade – como essa formal de como criar seu Canvas, as tarefas ficam mais objetivas, já que o nosso quadro estilo post-its deixa tudo visivelmente mais claro, e a maneira que pode ser movida as atividades e blocos facilita a organização que envolve a todos que participam do projeto.


Agora chegou a hora de você praticar na sua plataforma, preparamos diversos pontos de ajuda para que você tire suas dúvidas durante sua criação. Vamos lá!