Caso seja necessário importar os seus dados financeiros você precisa ir ao menu superior Importação de Arquivos > Dados financeiros.
Essa funcionalidade pode ser acessada por qualquer usuário com permissão de acesso de “Controle Total”.
O importador de arquivos financeiros, permite a importação de um arquivo Excel, com a extensão XLSX, de vários projetos ao mesmo tempo.
Vejas os principais passos que você precisa realizar para importar seus dados da forma correta:
O primeiro passo é realizar a identificação de um código interno para os projetos que desejamos realizar as atualizações financeiras. Para isso deve-se entrar no formulário de edição de cada projeto e informar o código interno;
O segundo passo é o mapeamento das colunas do arquivo Excel com as colunas do sistema, esse “de para” poderá ser feito clicando no link “Mapeamento das Colunas “.
Caso o Excel não tenha a coluna com o tipo de lançamento, entrada ou saída, o sistema vai automaticamente identificar os lançamentos positivos como de entrada e negativos como de saída.
Caso o usuário deseje, poderá inverter essa regra utilizando o combo de check contido no formulário de mapeamento, chamado “Inverter regra de positivo e negativo”.
Além dos campos obrigatórios para mapeamento no popup, o usuário poderá realizar o mapeamento de colunas adicionais, clicando sobre “+1 Campos Adicionais”. Após informar no popup o nome de cada coluna relativo aos campos financeiros, o usuário deverá clicar no botão “Confirmar” para salvar a configuração;
O terceiro passo e último, é a seleção do arquivo Excel com os dados desejados, deve-se clicar no botão “Selecionar Arquivo XLS”.
Após a seleção do arquivo, o sistema irá iniciar automaticamente a importação dos dados e processamento. Ao final do processamento o sistema exibirá uma mensagem de sucesso ou problema.
Lembramos que a cada importação, os lançamentos carregados anteriormente de forma automática são substituídos pelos novos lançamentos contidos no Excel submetido.
Depois de realizar a importação, o resultado poderá ser visto dentro dos projetos no submenu “Gestão Financeira”.
Caso tente editar um lançamento importado de forma automática, o seguinte aviso será exibido em vermelho “Lançamento criado via importação automática. Ao editar o lançamento, este não será mais atualizado na próxima importação automática”.